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Alexandre Lopes
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Seguro é um contrato complexo, com características únicas, que o tornam desconhecido do grande público no mundo inteiro. Mesmo nos países onde é parte constante da vida, suas particularidades e detalhes são estranhos à maioria das pessoas. É aí que os canais de venda mais sofisticados são importantes, e, entre eles o corretor de seguros.

Função do Corretor de Seguros
O corretor de seguros assessora o segurado (o cidadão que pretende proteger seu patrimônio, sua vida e sua familia) a escolher o melhor um produto de acordo com sua necessidade (e não a necessidade da seguradora ou do banco).

O corretor de seguros deve:
» Acompanhar o segurado para a indicação do melhor seguro
» Contratação de seguros
» Administração das apólices de seguros de seus segurados 
» Verificar o aumento e diminuição de riscos do cliente 
» Assessorar o segurado em caso de sinistro (acidentes e outras situações cobertas nas apólices) 
» Acompanhar a liquidação final da indenização.


Lei 4.594/64
O corretor é - por definição e até por lei - o representante legal do segurado junto à seguradora. Portanto, cabe a ele cuidar dessa relação, agindo não apenas como vendedor, mas principalmente como consultor na indicação da apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro. O corretor de seguros é um profissional autônomo, impedido de ser funcionário de seguradora, justamente para caracterizar explicitamente sua vinculação com o segurado. 


Bancos X Corretores de Seguros
No Brasil os próprios bancos perceberam que as agências são canais importantes de venda de produtos de seguros, mas não de qualquer tipo de seguro. Elas podem funcionar eficientemente na venda de produtos muito simples ou de preço muito baixo, que inviabilize a sua comercialização através dos corretores de seguros.

Assim como um corretor de seguros não é um especialista em aplicações financeiras, um gerente de banco não é um especialista em seguros.  Essa constatação começou a ter um custo alto, porque os funcionários dos bancos estavam vendendo mal e de forma errada produtos que eles não conheciam.

Seguro é vendido com olho no olho. É uma venda que exige confiança em quem vende. E essa confiança só nasce do contato pessoal e na hora em que o segurado percebe que quem o está atendendo conhece o produto que está vendendo. E quem tem esse perfil é o corretor de seguros.

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